Risoto crocante de pequi

Quem me conhece sabe sabe que sou goiana e defendo os sabores da minha terra onde eu estiver. Assim que cheguei em Curitiba e descobri que era possível encontrar pequi no Mercado Municipal, tratei logo de comprar e apresentar aos amigos mais chegados.

Para quem não sabe, o pequi é um fruto muito aromático, utilizado largamente nas regiões Norte, Nordeste e principalmente no Centro-Oeste, sendo conhecido como  o fruto do cerrado. O pequi é o principal representante da culinária de Goiás. O prato mais tradicional do estado é a galinhada com pequi . Entretanto, entre os meses de novembro e fevereiro – meses de safra – você pode encontrar arroz ou frango com o fruto em diversos restaurantes de todo o estado, em especial  nas cidades históricas, como Pirenópolis e Cidade de Goiás, além da capital, Goiânia.

Como cheguei em Curitiba em pleno inverno, optei por preparar um risoto de frango com pequi. Ficou muito saboroso, principalmente porque, além dos sabores habituais da galinhada, o vinho branco harmonizou perfeitamente com os outros ingredientes. O resultado foi tão bom que sempre repito a receita e quem come se surpreende. Mesmo quem conhece o sabor intenso do fruto e não se sente muito atraído.

Dias atrás fiz uma nova experiência. Em vez de usar o arroz usual para risoto – arbóreo ou carnaroli – comprei um misto de arbóreo com arroz vermelho. É o Risoto Crocante, da marca Arroz Namorado Olivier Anquier. Eu achei uma delícia sentir a textura crocante do arroz vermelho no meio do risoto. Isso porque o tempo de cozimento dele é bem maior que o arbóreo.

Quer tentar? Então segue a receita para duas pessoas:

250 gramas de Risoto crocante

1/2 cebola bem picadinha

1 dente de alho picado

100 gramas de manteiga

1 litro de caldo de frango ou legumes

150 ml de vinho branco seco

200 gramas de peito de frango em cubos

Sal e pimenta do reino a gosto

Polpa de pequi picada a gosto – quanto mais, mais forte o sabor

Queijo parmesão ralado para finalizar

Preparo

Refogue o alho e a cebola em uma colher de manteiga, até que a cebola esteja transparente. Em seguida, refogue o frango até que ele esteja dourado. Acrescente o pequi e, na sequência, o risoto crocante. Deixe fritar por alguns segundos despeje o vinho branco na panela e deixe evaporar. Coloque o caldo aos poucos, sem deixar que o arroz seque. O tempo de cozimento é cerca de 20 minutos. Para finalizar, coloque o restante da manteiga na panela e o queijo parmesão e mexa vigorosamente para que o risoto fique bem cremoso.

Sirva imediatamente!

Anúncios
Esse post foi publicado em Menu e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Risoto crocante de pequi

  1. Di Magalhães disse:

    Olá Aline que delícia, quero provar este prato em breve, parabéns

    Di Magalhães de Goiás velho , morando em Curitiba com vontade de comer pequi!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s