Pitaya

Hoje experimentei uma fruta bem diferente, que me surpreendeu. Pitaya ou Pitaia, segundo definição da Wikipédia, “é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, nativas do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite”.

Vi pela primeira vez no Mercado Municipal de Curitiba, em um dia de correria, no fim do ano passado. Paulo e eu resolvemos comprar, mas em outro dia. A textura dela é meio parecida com a do kiwi. O sabor também lembra, de longe. Menos ácida – bem menos – e mais adocicada. O preço não é dos mais acessíveis. Paguei
8 reais pela bandeja com duas unidades. Apesar de ter visto no Mercado municipal, é possível encontrar em outros mercados convencionais. Comprei no Condor, da Nilo Peçanha

Bem, resumo: vai entrar pra minha lista de experimentos. Depois escrevo pra contar o que fiz. Mas experimentem pura mesmo, in natura, que é bem saborosa.

Esse post foi publicado em Insumos e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pitaya

  1. Junior disse:

    Encontro frequentemente no Festval. Eu gosto, mas acho que pela falta total de acidez ou de um sabor azedo, ela acaba um pouco enjoativa. Gosto de kiwi, mas tenho preguiça de descascar. Com a pitaya é mais fácil. Não sei se já experiementou a pitaya branca, mas é bem semelhante.

    • Aline Tomaz disse:

      Não conheço a branca, Júnior. Mas vou procurar. Acho que ela deve ficar boa em salada, porque vc pode acrescentar esse elemento ácido por meio do molho. Dá pra experimentar em molhos também.

Deixe um comentário

