Esse, não deu…

Têm receitas e adaptações que dão certo e outras não. Essa, de ovos com bacon, vi no blog Casa da Chris muito tempo atrás e achei bem interessante, com uma apresentação bem vistosa. Pra mim, inicialmente, valeu a regra de “comer primeiro com os olhos”. Fiz na casa de um amigo, segui todos os passos, mas em vez da fatias de bacon, finalizei a receita com salsa de tartufo negro. Ah! como optei pequenas fatias de pão, usei ovos de codorna, por conta do tamanho da gema. Não gostei!

Achei que ficou com apenas gosto de claras em neve gratinadas. Não dá pra duvidar da procedência da salsa de trufa, que veio especialmente da Toscana. Talvez, se tivesse usado o bacon, a combinação tão apreciada pelos norte-americanos fosse mais marcante. Mas não era o paladar que eu estava procurando. Sem contar que trabalhar com o ovo de codorna é muito mais difícil e demanda mais tempo.

Resumo: pra mim, não valeu o trabalho. Mas ainda assim, segue a receita para os gourmets aventureiros. A receita original é esta, para uma porção:

1 fatia de pão de forma cortado em formato de círculo, manteiga,
1 ovo (clara separada da gema),
sal a gosto,
1 fatia de bacon,
queijo parmesão ralado.

Preparo:

Recorte a fatia de pão de forma com um aro de metal ou com a boca de um copo e passe a manteiga dos dois lados do pão. Bata a clara em neve e coloque sobre o pão. Em seguida, abra uma fenda no centro da clara em neve e coloque a gema crua no orifício. Polvilhe o parmesão e leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Finalize com a fatia de bacon por cima e sirva.

Fiz as seguintes alterações
1 – Em vez de ovos de galinha, usei ovos de codorna.
2 – Não coloquei o queijo parmesão, porque o sabor acentuado anularia o gosto do tartufo.
3 – Antes de gratinar, salpiquei pimenta do reino moída na hora sobre os “vulcõezinhos”.
4 – Finalizei a receita com a salsa de tartufo, substituindo o bacon. Mas você pode fazer outras tentativas, como calabresa ou mesmo o presunto cru – que será a minha próxima alternativa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Entrada e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s