Polenta com ragu de cordeiro

Seguindo a linha de sustentabilidade, que comentei em um post anterior, esta dica de hoje mostra uma forma de reaproveitar alimentos. Dias atrás preparei na casa de um amigo um carré de cordeiro, recheado com pasta de azeitonas pretas – assunto para um novo post, futuramente. Comprei uma peça de carré que desse pra fazer o corte francês, mas ainda sem limpar, porque custava a metade do preço. Depois de algumas horas de dedicação, me sobraram aparas, que congelei carinhosamente.

O resultado, no dia seguinte, foi um belo ragu de cordeiro, que complementei com polenta cremosa. Não me lembro exatamente as medidas, mas vou contar como fiz. Quem quiser aproveitar a dica, pode ficar à vontade e abusar da criatividade, inclusive em relação aos temperos.

Retirei a gordura das aparas e cortei a carne limpa miudinho, com a faca mesmo. Depois piquei cebola, cenoura e salsão, também em cubos pequenos e reservei. Tinha uma calabresa perdida na geladeira, que também virou pequenos cubos. Até fiquei em dúvida se aproveitaria ou não, por conta do sabor um pouco forte, mas deu certo no final.

Para completar a minha mise en place, tomates italianos, também em cubinhos, um pouco maiores. Refoguei um pouco de alho moído, em seguida as aparas de cordeiro, a calabresa e os legumes. Depois acrescentei os tomates e um pouco de molho pra reforçar a cor. Para temperar, finas ervas – tomar cuidado com a quantidade, principalmente se forem secas -, sal, pimenta do reino moída na hora e um pouquinho de vinho branco. Deixei ferver até o tomate se desmanchar. Eis o ragu de cordeiro!

Fiz a polenta da forma tradicional, mas acrescentei um pouco de creme de leite fresco e queijo parmesão, ao final. A combinação foi perfeita! Até a calabresa, que me deixou em dúvida, inicialmente, harmonizou super bem com o cordeiro, que perdeu um pouco do sabor acentuado que apresenta sem marinada. Se não quiser fazer a polenta, o ragu de cordeiro vai muito bem com massa, também. Um talharim, por exemplo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Menu. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Polenta com ragu de cordeiro

  1. alexandre disse:

    adoro ragú!!!!!!!!!

    não carne moída com molho de tomate…uhauahuahuh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s