Cozinha sustentável

Sustentabilidade já na gastronomia! Nas rodas mais badaladas, que envolvem renomados chefs, esse é o assunto em voga no momento. Como saborear maravilhas sem sentir peso na consciência, ao pensar nas gerações futuras, que podem não ter oportunidade de conhecer as iguarias que degustamos hoje? Muito se pode fazer em relação a isso.

Representantes de vários restaurantes, de alta gastronomia, inclusive, discutem soluções, como cultivo próprio de alguns produtos utilizados nas casas, valorização de pequenos produtores, uso de produtos locais, para destacar o que se tem de melhor em diferentes regiões… Enfim…

Licuri, fruto de palmeira típica do interior da BahiaNa Bahia, por exemplo, a onda do momento é um coquinho chamado licuri. O sabor lembra coco e também amêndoa. A revista Prazeres da Mesa do mês passado trouxe uma reportagem mostrando como fruto é usado por vários chefs. A carioca Roberta Sudbrack, Edinho Engel, do Amado, em Salvador, e a paulistana Bella Masano, por exemplo, abusam da criatividade para extraírem o que o ingrediente oferece de melhor: a versatilidade. Pode acreditar! Farinha, leite, óleo, além do próprio produto podem ser utilizados da entrada à sobremesa.

E nós, pobres mortais, também podemos fazer nossa parte. Mesmo que não tenhamos acesso a esses pequenos produtores, ou que os alimentos orgânicos sejam mais caros. Ou ainda que seja difícil descobrir as preciosidades que o Brasil guarda em seu interior. Cada um pode dar sua contribuição. Basta usar os alimentos de forma consciente, evitar o desperdício, e até mesmo cultivar algo em sua casa. Uma horta de ervas aromáticas, por exemplo.

Se você consumir o que a sua região oferece, já estará contribuindo com a causa.

Ah! Já encomendei o licuri a uma amiga que vai a Salvador em setembro!

Anúncios
Esse post foi publicado em Menu. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s