Risoto de frutos do mar: ótima dica para os dias frios

Em Curitiba, os dias já estão mais frios. Uma dica de refeição refinada e completa é o risoto. Ele se encaixa em pelo menos três possibilidades no cardápio: Prato intermediário, entre a entrada e o prato principal, pode também acompanhar uma carne ou peixe, de prato principal ou mesmo ser um prato único, dependendo dos ingredientes.

O risoto de frutos do mar é um exemplo. É refinado, pela nobreza dos insumos – camarões, polvo, lula e mariscos –  e uma refeição completa. Se seus convidados gostam dessas iguarias, com certeza você vai agradar, em um jantar para reunir amigos em sua casa.

Nesta receita, usei apenas camarões rosa, lula e polvo.Para servir quatro pessoas, você vai precisar de 200 gramas de arroz para risoto, que pode ser Arbório, Carnaroli ou Vialone Nano; 200 gramas de camarões rosa; 200 gramas de polvo limpo e pré-cozido;  200 gramas de lula em anéis;  1 cebola média picadinha; 2 dentes de alho finamente picado, 150 gramas de manteiga; ervas finas, manjericão fresco; 2 tomates sem pele e sem sementes, em cubinhos; 2 litros de caldo de peixe; 200 ml de vinho branco seco; sal, pimenta do reino e azeite de oliva a gosto.

Preparo:

Refogue rapidamene os camarões e a lula com 50 gramas de manteiga e cebola e reserve. Uma dica importante é separar a água que vai se soltar dos camarões para depois juntar ao caldo de peixe, isso vai dar um sabor especial ao seu risoto. O polvo também deve ser pré-cozido por 15 minutos numa panela de pressão. Deve-se ter cuidado para não cozinhar demais. Frite a cebola e o alho em 50 gramas de manteiga, junte o arroz e refogue por três minutos. Acrescente o vinho branco, deixe evaporar o álcool e vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos, mexendo sempre. O tempo total de cozimento do arroz não deve ultrapassar 18 minutos, para que os grãos fiquem al dente. 

Quando o arroz estiver quase no ponto, incorpore os tomates, os frutos do mar e as ervas finas. Finalize com a manteiga restante , o azeite de oliva, as folhas de manjericão e queijo parmesão ralado. Deixe à  disposição na mesa mais uma porção de queijo ralado.

O risoto deve ser servido imediatamente, acompanhado de um bom vinho branco.

Bom apetite!

Anúncios
Esse post foi publicado em Menu e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s